Vickers Viscount | Capital Airlines

Vickers Viscount

Sempre quis ter um kit deste avião desta empresa: Vickers Viscount nas cores da Capital Airlines, a primeira empresa aérea dos Estados Unidos a operar a aeronave, que era um turbo-hélice, um avanço para a época. O ano era 1955 e as primeiras aeronaves não possuiam radar (começaram a ser instalados em 1956). Todavia, problemas com greve de mecânicos (que parou a empresa por 38 dias) e um processo por racismo de uma comissária de bordo, acabaram por abalar a saúde financeira da empresa que, em 1960, fizeram a Vickers retomar todos os Viscount da empresa e pedir sua falência.]

Em maio do mesmo ano foi absorvida pela United Airlines, na então maior fusão da história da aviação civil no mundo. A empresa tinha encomendado 40 aeronaves do modelo 745 (e mais 27 de outros modelos do mesmo avião), recebeu pouco mais de trinta Viscounts, mas perdeu cinco em acidentes em pouco tempo.

O N7465 fez parte da encomenda inicial em 1954 (era o avião 63 da encomenda da Série 745), foi construído enter 1956 e 1957, já recebendo radar e demais equipamentos padrão da época (escada frontal incorporada, inclusive), além de pintura da empresa e matrícula americana, mas não foi entregue, ficando nas mãos da Vickers e nunca operando oficialmente com a Capital. Por esta razão, a pintura foi feita parcialmente, faltando as faixas azuis (exceto uma na deriva) e o número de frota estava só do lado esquerdo do estabilizador vertical, como chegou a ser visto na fábrica. Foi vendido depois para a Skyline da Suécia como SE-CNK, voando até ser desativado e sucateado em 03.1978.

Kit S&M Models e decal Mark Borer.

Vickers Viscount

Vickers Viscount

Mais fotos e informações sobre o kit SR01500 da coleção no Fórum Hangar de Plástico:

http://hangardeplastico.net/forum/viewtopic.php?f=31&t=4408

Postado na categoria Airliner, História, Plastimodelismo e marcado como , , , , , . Favorite o link permanente.

Deixe uma resposta