Boeing 377 Stratocruiser | Pan Am

Kit Minicraft na escala 1/144, montado out of the box. Vai passar por um check em breve, rsrsrs Mas está bonito mesmo assim, é um grande avião.

O Boeing 377 Stratocruiser foi um luxuoso avião comercial, quadrimotor à pistão, lançado pelo fabricante estadunidense Boeing, após a Segunda Guerra Mundial. Após o término da Segunda Guerra Mundial, a Boeing desenvolveu o avião militar C97 Stratofreighter, baseado no famoso bombardeiro B-29, e e sua versão civil, o B-377 Stratocruiser.

Com uma fuselagem maior e mais alongada, o B-377 superava em tamanho seus concorrentes Lockheed Constellation e Douglas DC-7, e ganhava ainda em autonomia de vôo, ao cruzar oceanos sem escala. Porém, sua motorização Pratt & Whitney Wasp Major tornou-se anti-econômica, o que levou ao encerramento precoce da linha de produção da aeronave, no ano de 1950.

Um dos operadores mais conhecidos dos Boeing 377 Stratocruiser era a Pan American World Airways. Era um avião imenso, pois em seus 33 metros tinha dois andares. Assim, tinha capacidade para mais de 100 passageiros no deck principal e 14 no inferior, que tinha ainda bar e lounge. Em média, as empresas o operavam com 63 a 84 passageiros e eram comuns camas, em beliches duplos para vôos longos, como os das linhas do Oceano Pacífico.

No Brasil operaram com a Pan American World Airways, havendo inclusive um acidente ocorrido aqui, em 28 de abril de 1952, com a aeronave N1039V, conhecida como Clipper Good Hope, que caiu em um vôo noturno quando sobrevoava o Pará, matando as 50 pessoas que levava de Buenos Aires para New York, após uma escala no Rio de Janeiro, de onde partiu as03h06 da manhã.

Aeronave: Boeing 377 Stratocruiser
Operador & Registro: Pan American | N1040V
Kit: Minicraft
Escala: 1/144
Número Hangar: SR00943

 

Deixe uma resposta