Evolução do Plastimodelismo

O SURGIMENTO DESTE HOBBY

Os primeiros kits plásticos foram fabricados pela empresa britânica Frog lá pelo meio da década de 30. Fabricantes americanos como HawkRenwal Lindberg ascenderam no mercado na década seguinte (anos 40), assim como nos anos 50 vieram as marcas também americanas RevellAMTMonogram, assim como a francesa Heller e a inglesa Airfix na Europa.

Na época da Segunda Guerra Mundial, ambos, Aliados e forças do Eixo usavam modelos plásticos ou esculpidos em madeira para familiarizar seus pilotos e pessoal de terra acerca dos aviões inimigos, ensinando-os a identificar as silhuetas das aeronaves próprias e de quem combatiam. Após o conflito, os tais modelos em plástico se tornaram cada dia mais populares entre adultos e crianças.

A partir da década 70, fabricantes japoneses como TamiyaHasegawa dominaram o mercado e se tornaram sinônimo de tecnologia e qualidade, enquanto empresas ocidentais como a Revell, a Airfix, a Heller e a Italiana Italeri se tornaram muito  populares, sendo os kits de “iniciação” de muitos praticantes deste hobby.

Dos anos 90 para cá, outras empresas do leste europeuRússiaChinaCoréia do Sul têm ganhado notoriedade no mercado, tais como a DMLAFV ClubTrumpeter e mesmo empresas como a americana Minicraft que manufatura seus kits na China.

Hoje em dia há fabricantes especializados em novidades e kits com alto nível de detalhes, como a japonesa Zoukei-Mura, as chinesas KittyHawk e Kinetic e Hong Kong Models (HK). Uma empresa que também tem lançado kits bastante detalhados e interessantes, inclusive na área da aviação comercial é a russa Zvezda.

Em breve continuamos a história desse hobby com mais detalhes.

 


 

 Hangar de Plástico | 2018.06