Hangar de Plástico - Fórum - Um site destinado ao Plastimodelismo e Aviação

SR00994 | Lockheed L-1049G S. Constellation | TAP | 1/144

Kits da coleção Marana.

Moderadores: Anthony Bell, Sérgio Gonçalves, Piovan

SR00994 | Lockheed L-1049G S. Constellation | TAP | 1/144

Mensagempor Sérgio Gonçalves » 01 Abr 2012, 19:08

Pessoal,

Mais um da trilogia Constellation de março de 2012 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Lockheed L-1049G Super Constellation serial 4616, prefixo CS-TLA, batizado de Vasco da Gama, que operou nas cores da TAP - Transportes Aéreos Portugueses entre 08.08.1955 e 31.10.1967, inicialmente sem radar, recebendo-o apenas em 1961 (o último da frota a ter o equipamento instalado). Foi encomendado novo de fábrica e foi entregue em 07.1955 junto com o CS-TLB, sem radar e sem tanques nas pontas das asas. Ao ser retirado de uso pela empresa, participou da Guerra de Biafra e, mais tarde, foi preservado em Faro por alguns anos, sendo usado como restaurante, até ser destruído por vândalos em 1999 (vejam mais sobre isso no link ao fim do texto). Kit Minicraft, escala 1/144, com decais Classic Airliners.

















A HISTÓRIA DOS CONSTELLATION NA TAP (via Facebook)

Em Dezembro de 1953, a primeira administração da nova TAP S.A.R.L, depois da transformação do anterior serviço público designado por Transportes Aéreos Portugueses, apressou-se a promover um estudo visando a remodelação da frota da empresa, com vista a poder oferecer um serviço de transporte aéreo moderno, de qualidade e compatível com as necessidades crescentes da linha de África, onde ainda operava com o velho e obsoleto “Dakota”. A reconversão dos velhos “Skymaster” adquiridos à KLM, foi uma medida transitória, entretanto decidida, enquanto se procediam a esses estudos para a selecção de um avião moderno para o longo curso.

Havia urgentemente que aumentar a capacidade, reduzir os tempos de voo e melhorar a qualidade do serviço. Foi assim, que a TAP encomendou à Lockheed três “Super Constellation L1049G”, também conhecidos na gíria aeronáutica por “Connie’s”, entretanto entregues na sua fábrica de Burbank (Califórnia), em Agosto e Setembro de 1955 (CS-TLA, CS-TLB e CS-TLC). Para a TAP iniciava-se a era dos “Super”, um salto qualitativo importante, já que cada novo avião significava em tonelagem e capacidade de transporte o correspondente a dois “Skymaster” ou quatro “Dakota”.

Após terem efectuado alguns voos de instrução em Lisboa, entraram ao serviço comercial da TAP a 27 de Novembro de 1955 na linha Lisboa - Luanda (que passou de 22 horas de voo para 15) e Lourenço Marques (22 em vez de 31), numa frequência bissemanal. Em Junho de 1958 um L1049H (CS-TLD) foi recebido da Seabord & Western americana, para operar durante um ano. Esta versão, basicamente idêntica ao modelo “G”, possuía a fuselagem da versão cargueira militar modelo 1049F, o chão da cabina era reforçado para utilização de carga e um peso em vazio bastante superior.

A aquisição de dois L1049-G em segunda mão em Maio de 1961 (CS-TLE e CS-TLF) permitiram à TAP adicionar novas rotas e outros destinos a este equipamento. De salientar a particularidade destes aviões virem munidos com radar de tempo, que lhes acrescentou um nariz mais comprido, e tanques suplementares nas pontas das asas (os “tip-tanks” como são vulgarmente conhecidos estes apêndices). O nariz alongado incorporando o radar de tempo foi mais tarde introduzido nos três primeiros aviões da empresa, aumentando a sua segurança e operacionalidade.

Finalmente a 14 de Setembro de 1967 pelas 17:35 locais, chegou a Lisboa proveniente do Rio de Janeiro o último voo do “Super Constellation” na TAP, o CS-TLC, tendo sido de imediato vendidos a um “broker” americano de Miami, a International Aerodyne Incorporated. Assim se fez a história dos Super Constellation na TAP, a “era da hélice” como muitos lhe chamaram, o avião que marcou sem sombra de dúvida uma geração que dificilmente será esquecida.

Na TAP, para os seus pilotos o avião recebeu a alcunha de “rebelde”, pois dificilmente se deixava domar!


FOTO DO AVIÃO REAL


O CS-TLA NA LINHA DE PRODUÇÃO


FOTO DA ENTREGA DO CS-TLA, EM JULHO DE 1955

Imagem
ANÚNCIO ANOS 50


OUTRO ANÚNCIO DOS CONSTELLATION TAP

LINK FACEBOOK: http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 294&type=3

LINK SEQUESTRO: http://www.cfportugal.pt/index.php?opti ... &Itemid=15

LINK RESTAURANTE: http://www.conniesurvivors.com/5N-83H.htm

LINK DECAIS: http://www.joydecals.com/ca144010.html
Abraços,

Sérgio

Imagem
Avatar do usuário
Sérgio Gonçalves
 
Mensagens: 8894
Registrado em: 27 Abr 2011, 16:57
Localização: Taubaté, São Paulo

Re: SR00994 | Lockheed L-1049G S. Constellation | TAP | 1/144

Mensagempor Anthony Bell » 01 Abr 2012, 20:08

Que exemplar belíssimo,e cada post mais ricamente detalhado!È como se fosse um aruivinho virtual.Mais um esquema da era de ouro na aviação...sinto até o cheiro do combustível!!! 8-) Tá fodwefwq de acompanhar. 8-)
Avatar do usuário
Anthony Bell
 
Mensagens: 3912
Registrado em: 27 Abr 2011, 14:40

Re: SR00994 | Lockheed L-1049G S. Constellation | TAP | 1/144

Mensagempor osni vieira junior » 05 Abr 2012, 16:21

Muito bom parabens
Avatar do usuário
osni vieira junior
 
Mensagens: 1701
Registrado em: 30 Abr 2011, 14:33
Localização: São Paulo - SP


Voltar para Galeria Sérgio Gonçalves

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron