Hangar de Plástico - Fórum - Um site destinado ao Plastimodelismo e Aviação

SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

O que você tem em sua linha de montagem?

Moderadores: Anthony Bell, Sérgio Gonçalves, Piovan

SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

Mensagempor Sérgio Gonçalves » 17 Jan 2015, 15:02

Pessoal,

Bom dia. Estou com um projeto "paralelo" de férias. Parei os demais e quis fazer uma B-17 na escala 1/48 da Monogram nestas férias de Natal e Ano Novo aqui nos Estados Unidos. Apesar de ser um kit de 1975, ele é muito bom e permite um detalhamento bem legal. Depois explano melhor o que fiz. Esta B-17G terá danos na fuselagem de Flak e tiros de caça, bem danificada, com um diorama crash landing, como se tivessem tido a sorte de voltar da missão de 08.08.1944, na qual a aeronave foi abatida por Flak.

Fazer um diorama crash landing é um sonho antigo a ser realizado ;)

A verdadeira B-17G serial 42-31367 (código LG-R) foi fabricada pela Boeing e foi entregue para a USAAF (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos) na cidade de Cheyenne, Wyoming, onde ficava a unidade de modificações da United Air Lines que alterava as primeiras B-17 ao padrão G, com a alteração das metralhadoras laterais e traseira, além de novos armazenadores de munição laterais e da torre inferior (ball turret). Ela foi levada para a Inglaterra em Dezembro de 1943, sendo entregue para a 9ª Força Aérea em Belfast, na Irlanda, base que era equipada com B-26 Marauders e estava transicionando para as B-17. Como a 8ª Força Aérea teve pesadas perdas nas operações iniciais sobre a França e a Alemanha, pediram voluntários para se transferir para Bassingbourn, na Inglaterra, onde treinaram para operações na Fortaleza Voadora com o Esquadrão 332 (322nd BS) do Grupo de Bombardeiros 91 (91st BG).



A primeira tripulação desta aeronave (cujo nome foi dado pelo Lt Jerry "Newqie" Newquist baseado no personagem Pluto de Walt Disney), cinco dos quais (assinalados com *) a acompanharam desde a entrega na 9ª Força Aérea, eram:

- S/Sgt. John K. "Judge" Callaway* (Left Waist Gunner - Operador de Metralhadora Lateral Esquerda);
- S/Sgt. John "Boots" Weddle* (Ball Turret - - Operador de Metralhadora da Torre Inferior);
- T/Sgt. Joseph E. "Bing" Bentzel* (Engineer - Mecânico de voo);
- S/Sgt. Richard J. "Sparkling Richard" Pries* (Radio Operator - Operador de Rádio);
- S/Sgt. Charles L. "Chile" Nuse* (Right Waist Gunner - Operador de Metralhadora Lateral Direita);
- S/Sgt. Roland R. Michel* (Tail Gunner - Operador de Metralhadora Traseira).
- S/Sgt. William J. Carlson (Bombardier - Bombardeiro);
- 2nd Lt. Joseph "Russian" Green (Co-Pilot - Co-Piloto);
- 2nd Lt. Jerald L. "Newqie" Newquist (Pilot - Piloto);
- 2nd Lt. Lamond J. "Buck" Bailey (Navigator - Navegador)


Havia ainda Julian Murdock, Crew Chief (denominação dada ao mecânico chefe, responsável pela aeronave). A primeira tripulação, vista na foto acima, terminou seu Tour em 1944 e quando da invasão da Normandia, já estava num comboio de 26 navios, voltando aos EUA. Esta primeira tripulação teve muita competência e sorte. Uma das ocorrências que tiveram foi quase no fim do Tour (depois da 15ª missão), em história contada pelo Navegador Lamond (Buck) Bailey: "um pedaço de flak ou uma bala de um canhão de um caça entrou pela lateral esquerda, bem onde está o estômago do Pluto estava pintado. Após aplicada a manutenção no dano, uma medalha Purple Heart foi pintada por Tony Starcer (o principal pintor de artes do 91º BG) no remendo ainda brilhante da fuselagem".

Havia ainda Julian Murdock, Crew Chief (denominação dada ao mecânico chefe, responsável pela aeronave). A primeira tripulação terminou seu Tour em 1944 e quando da invasão da Normandia, já estava num comboio de 26 navios, voltando aos EUA. Esta primeira tripulação teve muita competência e sorte. Uma das ocorrências que tiveram foi quase no fim do Tour (depois da 15ª missão), em história contada pelo Navegador Lamond (Buck) Bailey: "um pedaço de flak ou uma bala de um canhão de um caça entrou pela lateral esquerda, bem onde está o estômago do Pluto estava pintado. Após aplicada a manutenção no dano, uma medalha Purple Heart foi pintada por Tony Starcer (o principal pintor de artes do 91º BG) no remendo ainda brilhante da fuselagem".

A segunda tripulação recebeu a B-17G "Chow-Hound" e deu continuidade às missões nas mãos do piloto Lt. Jack Thompson. Em 08 de Agosto de 1944 o "Chow-Hound" foi abatido sobre Caen, França. Em uma missão de Bombardeiro de apoio ao avanço do 1º Exército Canadense sobre Bretteville Sur-Laze com mais 12 outras B-17, a baixa altura (14.000 mil pés), encontraram uma barragem de artilharia antiaérea que o grupo descreveu como de "média a intensa", na qual voaram por 15 a 20 minutos. Nesta missão, a B-17G serial 42-31367 (código LG-R) recebeu um impacto direto de Flak, partindo-se em duas. A cauda caiu imediatamente em direção ao solo e a fuselagem veio lentamente, em espirala, chocar-se com o solo e apenas um paraquedas foi visto deixando a aeronave, mas não se abriu.

Não se sabe quem foi que saltou. Os demais nove membros pereceram com a queda do "Chow-Hound". O avião caiu no setor de Abbey Lonlay. No mesmo dia o Exército Alemão foi até o local para procurar possíveis sobreviventes e prendê-los. A população local já havia chegado no local da queda. Não houveram sobreviventes e apenas restos humanos foram descobertos. Poucos dias depois, as forças americanas liberaram este setor e também encontrou restos humanos, não identificados na oportunidade.

Em 2002 os restos da B-17G serial 42-31367 (código LG-R) foram encontrados por um time da POW/MIA Accounting Command da USAF. Em 2004 escavaram e recuperaram restos mortais e materiais da aeronave, entre eles as seis bombas de 500 lbs. que não haviam sido lançadas ainda (e ainda estavam ativas, foram neutralizadas após 60 anos). Em 2006, 62 anos depois da queda, os corpos, devidamente reconhecidos (por análise genética) de seis dos tripulantes do "Chow-Hound" foram enterrados com honras militares no Cemitério de Arlignton, na Virginia. Apenas três membros da tripulação não foram identificados ou recuperados. Esta era a tripulação que estava no "Chow-Hound" no dia da queda:

- Sgt. Richard R. Collins St James
- Sgt. Warren D. Godsey Colleville
- Sgt Henry F. Kortebein*
- Lt David J. Nelson*
- Lt Charles Sherrill Colleville
- Sgt Blake A. Treede, Jr.*
- Lt. Jack R. Thompson (Pilot - Piloto)
- Lt Charles F. Bacigalupa
- Sgt. Gerald F. Gillies


* Não foram encontrados os restos mortais destes tripulantes.

Em 2011, 67 anos depois da queda, mais de 40 homens da 514th Air Mobility Wing da Base McGuire-Dix-Lakehurst, de New Jersey voaram até a França em um C-17 Globemaster III da USAF para recuperar os restos da aeronave B-17G serial 42-31367 (código LG-R), "Chow-Hound". A USAF agradeceu ao povo da cidade de Lonlay L'Abbaye por ter cuidado dos restos desta aeronave. O prefeito francês, Christian Derouet disse: "Nós temos a missão de lembrar destes aviadores que nos deram sua vida, no auge da juventude".

MISSÕES

Ao todo a B-17G serial 42-31367 (código LG-R) "Chow-Hound" realizou 50 missões oficiais, mas há 57 partidas registradas (uma missão foi abortada por problemas nos motores). Algumas fontes alegam que a aeronave fez 69 missões, mas isso não é comprovado.

01. 03.02.1944 - Wilhelmshaven
02. 05.02.1944 - Avord
03. 11.02.1944 - Frankfurt
04. 19.02.1944 - Ashersleben
05. 21.02.1944 - Gutersloh
06. 22.02.1944 - Bunds (nesta missão reivindicou 3 ME-109 e 1 ME-110 abatidos)
07. 02.03.1944 - Frankfurt
08. 08.03.1944 - Erkner
09. 09.03.1944 - ?
10. 15.03.1944 - Lechfeld
11. 20.03.1944 - Frankfurt
12. 27.03.1944 - St. Jean D'Angely
13. 08.04.1944 - Oldenbourg (aeronave danificada nesta missão)
14. 10.04.1944 - Bruxelles
15. 13.04.1944 - Schweinfurt
16. 18.04.1944 - Oranienbourg
17. 20.04.1944 - Beauvoir
18. 25.04.1944 - Metz
19. 29.04.1944 - Berlin
20. 06.05.1944 - Sottevast
21. 08.05.1944 - Berlin
22. 09.05.1944 - St. Dizier
23. 13.05.1944 - Politz
24. 20.05.1944 - Villacoublay
25. 27.05.1944 - Ludwigshaffen
26. 29.05.1944 - Posen
27. 30.05.1944 - Dessau (missão abandonada por pane no motor)
28. 31.05.1944 - Mulhouse
29. 02.06.1944 - Massy Palaiseau
30. 05.06.1944 - Houlgate
31. 06.06.1944 - La Rivière
32. 08.06.1944 - La Frillière
33. 10.06.1944 - Boulogne
34. 12.06.1944 - Cambrai
35. 13.06.1944 - Beaumont sur Oise
36. 15.06.1944 - Bordeaux
37. 18.06.1944 - Hambourg
38. 20.06.1944 - Hambourg
39. 22.06.1944 - Pont à Venon
40. 23.06.1944 - Fleury
41. 24.06.1944 - Distre
42. 25.06.1944 - Toulouse (aeronave danificada nesta missão - piloto ferido no pé, sem gravidade)
43. 04.07.1944 - Tours
44. 06.07.1944 - Aire
45. 07.07.1944 - Leipzig
46. 12.07.1944 - Munich
47. 13.07.1944 - Munich
48. 18.07.1944 - Peenemünde
49. 19.07.1944 - Lechfeld
50. 25.07.1944 - St. Lo
51. 29.07.1944 - Mersebourg
52. 01.08.1944 - Chartres
53. 03.08.1944 - Mulhouse
54. 04.08.1944 - Peenemünde
55. 05.08.1944 - Neenbourg
56. 06.08.1944 - Brandebourg
57. 08.08.1944 - Bretteville sur Laize (aeronave perdida em combate)


LINKS:

Fonte Missões: http://www.91stbombgroup.com/Dailies/322nd1944.html
Site 91st BG: http://www.91stbombgroup.com/
Descoberta 2011: http://www.91stbombgroup.com/crewphotos/chowhound.html
Site Arlington Cemetery: http://www.arlingtoncemetery.net/aircrew-08081944.htm
Abraços,

Sérgio

Imagem
Avatar do usuário
Sérgio Gonçalves
 
Mensagens: 8894
Registrado em: 27 Abr 2011, 16:57
Localização: Taubaté, São Paulo

Re: SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

Mensagempor Sérgio Gonçalves » 17 Jan 2015, 15:07

Abaixo fotos da construção do kit, iniciada em 23.12.2014:





















































Abraços,

Sérgio

Imagem
Avatar do usuário
Sérgio Gonçalves
 
Mensagens: 8894
Registrado em: 27 Abr 2011, 16:57
Localização: Taubaté, São Paulo

Re: SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

Mensagempor JGRodrigues » 18 Jan 2015, 15:58

:o :o É dessa forma que eu curto :arrow: :arrow: .

Betão :mrgreen:
Avatar do usuário
JGRodrigues
 
Mensagens: 483
Registrado em: 01 Mai 2011, 19:24

Re: SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

Mensagempor Sérgio Gonçalves » 19 Jan 2015, 11:42

Valeu Betão ;) ;) ;)
Abraços,

Sérgio

Imagem
Avatar do usuário
Sérgio Gonçalves
 
Mensagens: 8894
Registrado em: 27 Abr 2011, 16:57
Localização: Taubaté, São Paulo

Re: SR02161 | B-17G Flying Fortress | "Chow-Hound" | 1/48

Mensagempor Anthony Bell » 28 Abr 2015, 11:44

Projeto e tanto!
Avatar do usuário
Anthony Bell
 
Mensagens: 3912
Registrado em: 27 Abr 2011, 14:40


Voltar para 04. Na Bancada

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron